TODO-O-TERRENO PORTUGUÊS ENCERROU A SUA ÉPOCA NA BAJA DE LAGOS
Gonçalo Guerreiro conquista o título nos Automóveis
Lagos voltou a acolher a caravana do todo-o-terreno de competição nacional, desta feita encerrando ambos os calendários quer nos automóveis, quer nas motos. Os concorrentes iriam encontrar novidades em relação à edição transata, destacando-se a arrancar o prólogo que teve lugar em Bensafrim, onde os mais rápidos foram Micael Simão (Motos), Tomás Paulo (Quads), Vasco Martins/Luís Falé (SSV) e Gonçalo Guerreiro/Pablo Moreno (Autos).
No sábado os concorrentes partiam para um setor seletivo com 161 quilómetros a lutar contra o cronómetro, traçado esse que se repetiria no domingo e que se diferenciava do ano passado pelo facto de se concentrar no oeste algarvio. Nas motos Micael Simão (Gas-Gas) vinha comemorar o seu primeiro título nacional perante os seus conterrâneos algarvios, mantendo o domínio evidenciado no prólogo ao longo de toda a prova e triunfando, na frente de Gustavo Gaudêncio (Honda) e do regressado João Lourenço (Beta), com o piloto de Vila do Bispo a sofrer uma pequena queda no segundo dia que o relegou para o lugar mais baixo do pódio. Destaque ainda para as vitórias de Fernando Ferreira (Kawasaki) entre os veteranos, Nelson Cunha (Kawasaki) entre a promoção e Tomás Dias (Honda) entre os Junior. Na classe Hobby, destinada aos pilotos sem licença, o triunfo pertenceu ao lacobrigense André Barros (Beta).
Nos quads o já campeão nacional Tomás Paulo (Yamaha) também dominou de fio a pavio, e sempre na frente de Rodrigo Alves (Yamaha), ambos também da categoria Junior e com Hélder Sá (Yamaha) a fechar o pódio. Já nos SSV, mais uma vez a luta foi grande, com o primeiro a assumir a dianteira a ser o Can-Am dos campeões Nelson Caxias/André Lopes. Contudo, logo aos 60 quilómetros de prova a liderança passa para os futuros vencedores David Rodrigues/Nilton Lopes (Can-Am) que a manteriam até final, tendo tido forte oposição dos vencedores do prólogo, que viriam a desistir no segundo dia, de Sérgio Palminha (Can-Am) e Ricardo Lourenço/Manuel Santos (Can-Am) que viriam a fechar o pódio. Nota ainda para a boa prestação de Pedro Pinha/Joaquim Dias (Polaris) e André Rodrigues/Ricardo Porto Nunes (Segway) que foram os mais rápidos no segundo setor seletivo.
Por fim, nos automóveis o também era de encerrar as contas no título principal, com os líderes João Ferreira/Filipe Palmeiro a não estarem presentes na prova em virtude da preparação para a sua participação no Dakar, ficando assim à mercê de uma mera diferença de 5 pontos para o jovem Gonçalo Guerreiro (Polaris). Este fez a sua parte logo no prólogo, pois conquistou 3 pontos por ser o mais rápido. Com a partida para o setor seletivo o caso mudou de figura, uma vez que as duas máquinas do Team Transfradelos passaram para a frente, primeiro com Daniel Silva/Gonçalo Magalhães no Taurus para logo de seguida serem ultrapassados por Tiago Reis/Paulo Fiúza no MMP. No dia seguinte as posições não se alteraram, com Gonçalo Guerreiro a consagrar-se campeão pela primeira vez na sua curta carreira e ainda sendo o mais rápido entre os T4, deixando aqui uma excelente para a sua participação no próximo Dakar. De destacar ainda a vitória de Pedro Dias da Silva/Ivo Santos (Ford) entre os T8 e Johan Senders/Kala Senders (Fiat) entre os T1.
A Baja de Lagos foi uma organização do Clube Automóvel do Algarve sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e com o patrocínio dos municípios de Lagos, Aljezur, Monchique, Portimão e Vila do Bispo e ainda com o apoio do Hotel Âncora Park, Hotel Vila Galé, ETIC Algarve e Medronhito do Caldeirão.
Fonte: Clube Automóvel do Algarve