CNTT com 79 inscritos na Baja de Lagos
A Baja de Lagos, sétima e derradeira etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, que se disputa sob a égide da FMP, compreende uma lista de inscritos com 79 participantes, dos quais se contabilizam 28 Motos, 8 Quad, 39 SSV e 4 participantes Hobby.
Campeão procura triunfo em terras algarvias
Com o campeonato já conquistado, Micael Simão em Gas Gas, procura, nesta edição da Baja de Lagos, fechar o ano com novo triunfo. Terá nesta derradeira jornada como principais adversários Bernardo Megre em KTM e Gustavo Gaudêncio em Honda, 2º e no 3º do CNTT que estão separados por 2 pontos. Com Micael Simão já campeão da Classe TT3 e Bernardo Megre da Classe TT2, Gustavo Gaudêncio lidera a Classe TT1 onde terá como adversário na conquista do título Fernando Ferreira em Kawasaki. Em jogo estarão ainda os títulos dos Troféus nacionais de Juniores entre João Duarte e Tomás Dias, ambos em Honda e de Veteranos que opõe Fernando Ferreira ao atual campeão Christophe Lajouanie em Honda. Os primeiros estão separados por 22 pontos e os segundos por 21. De referir que Nelson Cunha em Kawasaki na Promoção e Daniela Mateus, agora em Husqvarna, nas Senhoras, já conquistaram os respetivos títulos.
Tomás Paulo procura um inédito pleno nos Quad
Entre os quad, onde Tomás Paulo já é campeão, depois de somar por vitórias a sua participação nas seis provas já disputadas, a Baja de Lagos terá como aliciante saber se o jovem piloto da Yamaha conseguirá um inédito pleno de vitórias. Terá como principal adversário o também jovem Rodrigo Alves, atual 2º classificado do CNTT, igualmente em Yamaha. Ainda em Yamaha e também jovem, Martim Pedroso tentará face à ausência de Luís Fernandes, o campeão nacional 2024, alcançar o 3º lugar do pódio absoluto do CNTT.
Nos SSV com campeões apurados, mas três títulos ainda em jogo
Na competição SSV, onde a dupla Nelson Caxias/André Lopes já se sagrou campeã absoluta, os motivos de interesse são muitos. Em primeiro uma luta aberta pela vitória onde entram, para além dos campeões, Roberto Borrego e André Carita 2º e 3º do CNTT separados por um escasso ponto, Pedro Pinha o vencedor de 2024, Sérgio Palminha e Vasco Martins, todos em Can-Am. Títulos em disputa serão os da Categoria Stock entre o atual comandante Arnaldo Monteiro, agora em Can-Am, Alexandre Silva em Polaris e Rodrigo Melancia em Can-Am, respetivamente a 9 e 11 pontos do líder. Muito renhida será a disputa pela Categoria SSV TT2 onde lidera Micael Vitória que tem os seus diretos adversários Tito Sousa e Luís Lourenço empatados com menos três pontos, sendo que todos se apresentam aos comandos de viaturas Segway. Falta referir o duelo que será travado entre Tomás Antunes e Gonçalo Guerra pelo título entre os Juniores. Ambos em Can-Am estão separados por 9 pontos.
A participação feminina na Baja de Lagos compreende duas pilotos e mais cinco navegadoras. A competição moto conta com Daniela Mateus e Maria Taranto enquanto nos SSV regista-se a presença de Barbara Pereira, Ana Lopes, a norueguesa Anette Fjeld e a francesa Silvine Terrasse.
A Baja de Lagos organizada pelo Clube Automóvel do Algarve, terá um total de 458 quilómetros, dos quais 369 serão cronometrados, divididos por prólogo e duas etapas com uma dupla passagem por setor seletivo de 181 quilómetros. A prova arranca dia 21, sexta-feira, com uma novidade, um prólogo de 7,48 km disputado em Bensafrim. Novidade é também a entrada do município de Aljezur no percurso da prova.
Classificação CNTT (após seis provas)
MOTO
1º Micael Simão, (Gas Gas), 138 pontos; 2º Bernardo Megre (KTM), 76; 3º Gustavo Gaudêncio (Honda) 73.
QUAD:
1º Tomás Paulo (Yamaha), 163pontos; 2º Rodrigo Alves (Yamaha) 93; 3º Luís Fernandes (Yamaha) 68.
SSV:
1º Nelson Caxias (Can-Am) 112 pontos; 2º Roberto Borrego (Can-Am) 79, 3º André Carita (Can-Am) 78.