Micael Simão (Moto), Tomás Paulo (Quad) e David Rodrigues/Nilton Lopes (SSV) vencem Baja de Lagos

A Baja de Lagos, sétima e derradeira etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, disputada sob a égide da FMP, teve como vencedores Micael Simão em GasGas na competição Moto, Tomás Paulo em Yamaha na competição Quad e David Rodrigues/Nilton Lopes em Can-Am nos SSV. Uma jornada onde ficaram definidos os títulos que ainda estavam por atribuir.

Campeão soma quarto triunfo consecutivo

Micael Simão em GasGas dominou por completo a Baja de Lagos. Foi o mais rápido no prólogo, venceu SS1 e voltou a impor-se no derradeiro SS2 tendo conquistou o quarto e consecutivo triunfo em 2025. O já campeão nacional conquistou assim mais um triunfo o quarto consecutivo esta temporada. A segunda posição foi ocupada por Gustavo Gaudêncio que, em Honda, venceu a Classe TT1 na qual se sagrou campeão nacional. De regresso a CNTT, o algarvio João Lourenço em Beta terminou a corrida na 3ª posição vencendo a Classe TT2. 4º lugar final para Bernardo Megre o campeão TT2 2025, em KTM. Fernando Ferreira em Kawasaki terminou no 5º lugar, venceu entre os veteranos, Classe onde já se tinha sagrado campeão e foi ainda 2º da Classe TT1. 6ª posição para Tomás Dias em Honda vencedor entre os Juniores.

Posição seguinte para Nelson Cunha, em Kawasaki, que venceu a Classe Promoção. 8º lugar para João Duarte que se sagrou campeão nacional Júnior aos comandos de numa Honda TT3, a Classe ganha por Micael Simão. Fecharam o Top 10 Afonso Figueiredo em Kawasaki terceiro entre os Juniores e na Classe TT1 e Christophe Lajouanie em Honda segundo dos veteranos. Daniela Mateus (99) em Husqvarna venceu entre as Senhoras.

Tomás Paulo conseguiu um inédito pleno nos Quad

Também nos Quad o já campeão nacional Tomás Paulo esteve imparável. Venceu o prólogo, o SS1 e o SS2 e somou a sétima vitória esta temporada, fazendo um inédito pleno no CNTT. Segunda posição para o também Júnior Rodrigo Alves que terminou a 6m35s do vencedor. O 3º lugar foi ocupado por Hélder Sá.

4ª posição para Jorge Sampaio o 1º da promoção. José Marques encerrou o Top 5, com todos os pilotos em Yamaha.

David Rodrigues estreia-se a vencer nos SSV

A competição SSV começou com a vitória de Vasco Martins/Luís Falé no prólogo. No dia seguinte impôs-se a dupla David Rodrigues/Nilton Lopes que segurou a primeira posição em SS2 terminando a corrida com uma vantagem de 1m13s para o 2º classificado. David Rodrigues foi ainda 1º dos veteranos. No 2º lugar terminou Sérgio Palminha numa participação a solo. 3ª posição para Ricardo Lourenço, 2º entre os veteranos e que foi navegado por Manuel Santos. Todas esta equipas em Can-Am. Apresentados os três primeiros da classificação geral, é importante referir que o SS2 foi dominado por duas equipas que partiram para este derradeiro setor de posições muito atrasadas. Pedro Pinha/Joaquim Soares, vencedores da Baja de Lagos 2024, que se estreavam aos comandos de um Polaris RZR Pro, tiveram problemas no prólogo e no SS1, mas venceram o SS2. 2º lugar em SS2 para André Rodrigues/Ricardo Porto Nunes num Segway Super Villain, dupla que gastou mais um minuto que o tempo averbado por Pedro Pinha. Também Gonçalo Guerra, 3º no prólogo e navegado por Luís Engeitado, partiu de trás para SS2 que terminou em 4º lugar, atrás de Sérgio Palminha.

Na classificação geral a dupla André Carita/Nuno Abrantes terminou em 4º lugar e a 5ª posição foi para o par Rodrigo Melancia/João Diogo que venceu a Categoria Stock, ambos em Can-Am. Os lugares de pódio desta Categoria Stock foram preenchidos pelas equipas que se seguiram na classificação geral. Nelson Saramago navegado por João Charrua e Alexandre Silva navegado por Rui Cascalho, ambas as formações em Polaris. Terminaram separados por 10s.

O 8º lugar foi para o Segway Super Villain da dupla João e Luís Araújo. O quarto lugar na Categoria Stock, alcançado pela dupla Arnaldo Monteiro/Farinha Duarte em Can-Am, permitiu ao piloto conquistar à tangente o título desta Categoria. Tiago Gomes, ex-campeão Quad, navegado por André Correia e aos comandos de um CFMoto, encerrou o Top 10 depois de uma penalização lhe ter retirado o 4º lugar e a vitória entre os concorrentes da Categoria Stock. A dupla Micael Vitória/Fábio Pratas em Segway venceu a Classe SSV TT2 na qual se sagrou campeã e o piloto foi ainda vencedor entre os concorrentes Juniores desta Baja de Lagos.

Classificação Final CNTT (após sete provas)

MOTO

1º Micael Simão (Gas Gas), 166 pontos; 2º Gustavo Gaudêncio (Honda) 93; 3º Bernardo Megre (KTM), 89.

QUAD:

1º Tomás Paulo (Yamaha), 191pontos; 2º Rodrigo Alves (Yamaha) 113; 3º Luís Fernandes (Yamaha) 68.

SSV:

1º Nelson Caxias (Can-Am) 112 pontos; 2º André Carita (Can-Am) 91, 3º Roberto Borrego (Can-Am) 79.

 

Fonte: A2 Comunicação